Caros leitores,
Já estamos na segunda metade de 2016 e, de acordo com economistas renomados, para o Brasil, será mais um ano de recessão e sem perspectiva de retomada da economia no curto prazo. Mas como comentamos em edições passadas, nós da NSK decidimos seguir em frente, fechar as portas para a crise e trabalhar. Trabalhar ainda mais, para fazer do ano de nosso centenário, um ano para nos orgulharmos!
Acreditamos que, em momentos de recessão, devemos renovar nossas metodologias, para que nossas metas se concretizem. Devemos tratar os obstáculos como alavancas para novas oportunidades, olhando um pouco além, buscando de forma planejada maneiras de aproveitar a situação e fortalecer nossos negócios.
Neste movimento, contamos com o apoio de nossos colaboradores, fornecedores e, em especial, nossos clientes. Em um cenário recessivo, notamos que existem clientes finais tentando diferenciar seus produtos ou assegurar que seus equipamentos tenham um componente mais confiável.
Com reduções estratégicas de cada empresa, se faz necessário a busca por fornecedores com qualidade legítima, para reduzir o retrabalho e minimizar perdas. O cliente não busca apenas qualidade no produto, necessita de um "pacote de qualidade", onde também se atrela o bom atendimento, a qualidade de vendas, a qualidade de engenharia, dos serviços, entre outros.
É nesta área – a Qualidade Total – que estamos atuando fortemente este ano e apostando neste diferencial mercadológico. Alguns afirmam que o atual diferencial de uma organização está relacionado diretamente ao valor agregado aos produtos e/ou serviços que esta comercializa. Realmente, em um cenário global em que o acesso a recursos, tecnologias e informações aumenta consideravelmente, não é difícil que dois ou mais fornecedores de um mesmo produto tenham de conquistar seus clientes por meio de valores agregados.
Porém, além de seguir o fluxo do mercado e acreditar que o valor agregado ao produto é um grande diferencial, a NSK tem buscado continuamente elevar a qualidade de seus produtos e serviços. Este ciclo começa na obtenção das melhores matérias-primas, nos melhores processos de fabricação, com a melhor tecnologia, com o melhor suporte de engenharia, com a maior e mais qualificada rede de distribuição e em toda a cadeia de atendimento.
Desde a primeira aproximação em um potencial cliente, como na manutenção de toda a base de atuais parceiros. Nossa qualidade está desde o atendimento telefônico, na transparência no fluxo de informações e na vontade de tornar a NSK melhor. Estamos preparados para ajudar nossos parceiros e clientes a dimensionar o rolamento mais apropriado, reduzindo custos operacionais, aumentando a produtividade e economizando energia.
Mas não vamos ficar falando somente de nós. Nada melhor do que ter um testemunho dessa ação. Recentemente, durante um almoço com um engenheiro de uma grande montadora, recebemos o feedback de que a equipe dele fica contente e comemora cada vez que recebe a informação de que a NSK foi nomeada para projetos novos, pois sabem que terão um parceiro que entregará todas as amostras e documentações conforme o requerido. Além disto, disse que ficam tranquilos em colocar os protótipos em testes de rodagem, pois sabem que a Qualidade do projeto e processo estão acima de qualquer suspeita.
Possuímos um pacote completo, onde comprovamos nossa qualidade com o ganho ou a renovação de contratos com corporações de extrema importância em nível mundial. Como consequência, ajudamos estes a terem reduções de custos, melhorias de processos e ganhos em produção. Necessitamos manter este mesmo nível de qualidade, pois o mundo dos negócios está em constante progresso, onde se faz necessário apresentar diferenciais, buscando sempre inovar, para consequentemente atrair, satisfazer e fidelizar nossos clientes.
Temos como objetivo maior fazer diferente e melhor, incorporar novas definições ao produto, tornando-o um diferencial para vencermos qualquer recessão. E estamos definindo o futuro em movimento, como determina nossa Visão 2026 e este ciclo de qualidade é a arma para vencer a crise. Definitivamente estamos vencendo a crise com a nossa qualidade ... a Qualidade NSK!
Carlos Storniolo, presidente da NSK Brasil e Argentina