Neste mês de março, encerramos o nosso ano fiscal: 2015 foi um ano de muitos desafios, mas de muitas realizações também. Fizemos uma reestruturação na NSK do Brasil, a qual nos levou a atingir os nossos objetivos, mesmo sendo um ano de recessão para a maioria das empresas e para o Brasil. Por isso, quero agradecer a todos que estiveram conosco nesse desafio, em especial nossos colaboradores, clientes, distribuidores, fornecedores, entre outros, que entenderam este momento e estiveram ao nosso lado, acreditando sempre no crescimento da NSK.
O ano fiscal de 2016 inicia-se no próximo mês e, para tanto, já começamos a fazer a nossa lição de casa: no final de fevereiro, realizamos um workshop com a participação de nossos diretores e gestores para definir o nosso planejamento estratégico para este novo ano que se inicia, tudo alinhado com a nossa Visão 2026. Foram definidos 100 objetivos, visando o nosso crescimento. Sabemos onde estamos, onde queremos chegar e o mais importante, agora sabemos como chegar, de forma objetiva e mensurável.
A metodologia utilizada foi do pensamento lateral, ou seja, todos foram convidados a apresentar seus resultados e perspectivas de produtividade e lucratividade e, dentro do livre pensar, identificar ações para o crescimento de seus departamentos.
O resultado de toda essa análise determinou as iniciativas prioritárias, os indicadores de desempenho, os objetivos desafiadores e as metas de melhoria. Cada departamento agora sabe exatamente as metas a cumprir, tudo muito transparente - e o melhor definido por cada um dos gestores da empresa.
Geralmente, este processo é feito top down, ou seja, as diretrizes vêm do presidente ou diretoria geral para todos os funcionários. Eu prefiro fazer button up, envolvendo todos da equipe para construirmos juntos o caminho.
Por isso, te convido também a fazer parte deste novo ano fiscal. Estamos muito otimistas e vamos seguir desta forma. Está mais do que na hora de arregaçarmos ainda mais as mangas! Será, no mínimo, estimulador o caminho para alcançar essas 100 metas. E em um ano pra lá de especial, pois a NSK completará 100 anos em novembro. Uma empresa global, feita por pessoas como você. Participe você também deste movimento!
Carlos Storniolo, presidente da NSK do Brasil e Argentina