Rolamentos são usados em todas as máquinas, tanto na indústria como em nosso dia-dia.
Apesar das condições exigentes, eles demonstram capacidades que anteriormente eram impensáveis e ainda são incríveis para nós hoje.
O tamanho dos rolamentos começam com um diâmetro externo de uma miniatura de 2 milímetros e com furo de 0,6 milímetros e largura de 0,8 milímetros. Esses pequenos rolamentos são usados para aplicações como pequenos motores elétricos.
No outro extremo da escala, existem rolamentos com diâmetro externo de 6 metros e peso de 15 toneladas. Esses componentes são usados para enormes máquinas de perfuração de túneis similares às usadas para construir o Canal da Mancha.
Esses rolamentos especiais são usados no eixo principal de motores de aviões de passageiros. As outras peças do conjunto giram em rotações de 160m/s, equivalente a 580 km/h.Isso significa que os rolamentos também ajudam a manter a segurança no céu.
A precisão de uma máquina depende da precisão de seus rolamentos. Cada extremidade de um eixo de rotação é suportada por um rolamento. A máquina funciona então precisamente, mesmo que haja um longo run-out do centro do eixo ou está funcionando em alta velocidade. Por exemplo, rolamentos de alta precisão com vibrações mínimas de menos de 100 nanômetros * são usados para HD’s de computador.
(*1 nanômetro é igual a 1 milionésimo de metro).
Rolamentos desempenham um papel crítico no voo espacial também. Informações como meteorologia e dados de GPS são transmitidos por rádio para a Terra via satélites. O design dos satélites apresenta uma roda de reação, que os mantém em posição e os aponta na direção certa. Os rolamentos de alta precisão estão em uso nessas rodas de reação há mais de 15 anos