Quanta história cabe em cinco décadas? No caso da NSK, muitas conquistas, soluções, serviços, tecnologias inovadoras e, principalmente, a melhor qualidade do mercado. Prestes a completar 50 anos em território nacional, a empresa traz uma série especial com pontos marcantes desta trajetória.
Serão textos publicados até o aniversário, em novembro, relacionando o mês corrente com destaques que ajudaram a construir a marca até aqui. Neste início de junho, não poderia deixar de ser lembrada a alteração do nome, que passou de NSK DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ROLAMENTOS LTDA para NSK Brasil LTDA, em 2000.
“Resgates como este são muito importantes. A rotina, por vezes, nos impede de contemplar as conquistas e estratégias desta longa jornada. Celebrar a nossa memória é fundamental para que os colaboradores percebam que fazem parte da história e para que o mercado entenda como atingimos a solidez”, explica Francisco Aécio, diretor geral.
Retrospectiva
Como estamos no fim do primeiro semestre, vale registrar a linha do tempo:
Janeiro: mês que podemos relacionar com a primeira certificação da NSK Brasil Ltda. para o Sistema da Qualidade. Foi em 1994 com a ISO 9002.
Fevereiro: período mais do que especial por lembrar a fundação do Centro Tecnológico Brasileiro (BTC – Brazilian Technology Center), em 2008. Localizado dentro da fábrica em Suzano, São Paulo, foi o primeiro instalado na América Latina e trouxe agilidade para as operações da empresa, que antes disso realizava a maioria dos testes no Japão.
Março: marcou o início da produção de rolamentos de tamanho grande, em 2006.
Abril: memorável pelo primeiro evento do programa AIP com distribuidores, em 2014.
AIP é o Programa de Gerenciamento de Ativos da NSK que vai até a fábrica do cliente e otimiza rolamentos de máquinas e equipamentos, para que operem no máximo de suas capacidades com o menor desgaste, aumentando a produtividade e reduzindo consideravelmente seus custos.
Este programa é mais uma prestação de serviços da NSK através de sua rede de distribuidores autorizados. Desde sua implementação já gerou uma economia de R$ 35 milhões aos seus clientes, 629 projetos executados de mais de 250 clientes da indústria atendidos.
Maio: Inauguração da fábrica de esferas em 1980.